fbpx

nas mãos de ian berry, jeans descartado vira obra de arte

À primeira vista, você pode pensar que os trabalhos de Ian Berry são fotografias em tons de azul ou telas pintadas com tinta na cor índigo. Pela tela do computador, ou mesmo nas peças impressas, a profundidade e a sutileza das obras ficam comprometidas, mas, uma vez perto delas, é possível entender a complexidade de suas criações.

Aquele azul todo, na verdade, é o resultado de um trabalho sustentável notável: a arte de Berry é feita com jeans descartados da indústria. Mas não é só a escolha do material usado para compor as obras que as torna especiais: também o significado cultural intrínseco ao tecido, com todas as suas dualidades, tornando este um item do guarda-roupas capaz de unir todas as esferas sociais ao redor do mundo.

olhando as peças de perto, fica mais fácil compreender a técnica do artista e toda sua sensibilidade ao escolher cirurgicamente os retalhos do jeans

Com tonalidades e lavagens infinitas, é dada origem a uma matiz bela e harmônica. “Tudo que você vê no meu trabalho é denim, nada além. Não há tinta, nem alvejante”, contou o artista ao site My Modern Met.

Ian retrata melancólicas cenas urbanas, aquelas não muito valorizadas pelos outros artistas e fotógrafos por serem, muitas vezes, menos glamorosas e alegres. O jeans é um tecido da cidade e, segundo o próprio artista, não haveria melhor forma de representar a vida moderna.