Tudo que você precisa fazer para que as suas roupas durem para sempre (ou quase) – Eze
EZE - Lavagem Eco: economia de água

Com a quantidade de informações disponíveis que temos hoje em dia, fica impossível não pensar nos impactos ambientais relacionados a lavagem de roupas. Talvez, os principais problemas quando falamos neste assunto, sejam os danos que o sabão em pó e o amaciante causam, e o excessivo gasto de água. Mas essas não são as únicas questões.

Antes de começarmos a falar sobre o tema, é interessante darmos logo a primeira dica: só lave roupa quando for realmente necessário! Pode parecer bobagem, mas, muitas vezes, podemos resolver pequenos estragos de outra forma, evitando gastos desnecessários. Geralmente, um pano umedecido com vinagre (de álcool) e bicarbonato de sódio resolve facilmente.

 

EZE - Lavagem Eco: capa

 

Quando for lavar, use água fria! A roupa fica bem lavada e, ainda, apresenta três importantes vantagens ecológicas: poupa-se energia, dinheiro e prolonga-se a vida do próprio vestuário. Lavagem em altas temperaturas deve ser uma exceção e não a regra.

Evidentemente, o uso dos produtos usados é uma questão central, e a substituição dos sabões e amaciantes por formas mais ecológicas se faz necessária. A química destes produtos se acumula nas águas, diminuindo o oxigênio ali disponível, contaminando a fauna e a flora, e contribuindo para a criação de um ecossistema anaeróbico (sem oxigênio).

Troque para produtos amigos do meio ambiente, ou seja, que sejam biodegradáveis e que não contêm alvejantes, corantes, aromas e ingredientes que têm na sua base petróleo.

Para alvejar, adicione meia xícara de chá de bicarbonato de sódio na máquina. O vinagre é um amaciador de roupa 100% natural e proporciona uma ação antibactericida, sabia?

Acrescente meio copo vinagre a cada lavagem, e, se quiser, pode perfumá-lo com algumas gotas de seu óleo essencial preferido. Assim você terá roupas mais limpas, cheirosas e sem manchas.

 

EZE - Lavagem Eco: roupa amarrotada

 

Na hora de secar roupa, a forma mais ecológica de o fazer é ao ar livre, na sombra, preferencialmente numa corda ou em cabides de madeira — evite os varais de plástico. As máquinas de secar são enormes consumidoras de energia. Se não tiver alternativa, você pode minimizar os efeitos deste processo efetuando as secagens necessárias seguidamente, aproveitando o calor acumulado.

Próximo passo é o uso do ferro de passar: acredite, você não precisa passar todas as roupas! Algumas peças, como calças e jaquetas jeans, ganham um charme especial quando ficam com o visual acabei-de-sair-do-varal. Basta esticar bem ao colocá-las para secar. Outra dica é concentrar o maior número possível de peças em um único dia de passadoria.

 

EZE - Lavagem Eco: como secar

 

Sobre a questão do uso consciente da água, procure adequar o programa da sua máquina de lavar à carga de roupa em si, o que se traduz num desgaste muito menor da roupa e de água. O gasto das máquinas é enorme, e, no caso do enxague, boa parte desse volume pode ser reutilizado para outras funções como lavar o carro, o quintal, banheiro e pisos em geral.

Uma dica simples é adquirir um recipiente grande — do tamanho de uma uma lixeira, por exemplo — e colocar a mangueira de saída da água da máquina dentro, quando for começar o estágio de descarte.

 

EZE - Lavagem Eco: como lavar sem resíduos químicos

 

Por fim, vamos falar sobre a lavagem a seco: o impacto ambiental e o custo desse tipo de lavagem são tão altos que nós não aconselhamos em qualquer situação. Para peças que não podem ser embebidas em água, ou mesmo por uma questão prática, é possível pulverizar uma fina camada de bicarbonato de sódio na superfície da peça, deixando-a descansar de um dia para o outro.

Depois disto basta escovar o pó e sua roupa estará limpa! Se precisar, arremate a limpeza com um pano úmido com vinagre e pingue algumas gotas de sua essência favorita para perfumá-la.

 

EZE - Lavagem Eco: bicarbonato para lavar a seco

 

A inspiradora Cristal Muniz, do best-seller “Um ano sem lixo”, costuma fazer um desodorante para roupas composto de 100ml de água filtrada, 200ml de vinagre de álcool e 200ml de álcool 70%. É só misturar tudo e colocar num borrifador, e higienizar suas roupas sempre no cabide, deixando-as repousando no ar corrente.

É possível mudar antigos hábitos com um pouco de informação, uma dose de boa vontade e algumas pitadas de criatividade. Consciência ambiental não é mais uma questão de escolha: precisamos nos acostumar com essa nova realidade imposta por antigos hábitos. Abra sua mente e ajude-nos nessa caminhada. 🌎👩🏻‍💻💚

X