7 destinos e uma causa: não agredir o planeta durante as férias – Eze
EZE - Turismo Verde

Existem muitas razões que nos levam a escolher um hotel específico para aproveitar nossas férias, fins de semana ou mesmo uma viagem de trabalho. Conforto, luxo, preço e localização sempre estão nessa balança na hora de definir o destino. Quem tem o dedo verde, inclui a sustentabilidade nesta lista. Mas não pense que este é um post sobre pousadas que usam painéis solares ou fazem o reaproveitamento de água.

Não é a economia de energia ou de outros recursos que vai ser uma tomada de decisão neste processo: o papo aqui é comprometimento socioambiental. Pesquisamos estabelecimentos cujo formato de negócio privilegia não só o conforto do hóspede, como também o bem-estar do planeta. Nesta lista de turismo “verde”, priorizamos também empreendimentos que neutralizam o impacto gerado com o entorno onde foram construídos. Todos prontos para o check-in?

 

EZE - Turismo Verde: Sal Salis Ningaloo Reef

Definições de acampamento atualizadas com sucesso: Sal Salis Ningaloo Reef (AUSTRÁLIA)

Já pensou em acampar nas dunas de areia branca de um dos parques nacionais mais importantes da Oceania? O Sal Salis, que fica no extremo oeste do continente, oferece 16 tendas para quem quer experimentar o turismo “gampling”, o número 1 quando o assunto é contato com o “paraíso” (como diz o vídeo promocional deles).

A vista é deslumbrante e aponta para o Oceano Índico — isto quer dizer que os mais calorentos não vão sentir falta do ar-condicionado. Adepto de energia limpa, é o preferido de quem quer fazer um detox digital, já que não tem tem wi-fi, nem internet a cabo. Mas é possível recarregar as baterias dos aparelhos eletrônicos na tenda principal.

 

EZE - Turismo Verde: Sal Salis Ningaloo Reef

 

Todo lixo gerado pelo Sal Salis é reciclado e os banheiros dos quartos são equipados com Nature Loo, um tipo de técnica de compostagem desenvolvido pelo próprio empreendimento. Além de inúmeras certificações ecológicas, tem o mais recente Selo de Excelência do Trip Advisor, conquistado em 2017.

O linho das roupas de cama é orgânico e livre de qualquer química. Mas engana-se quem pensa que o tom de bege de lençóis, fronhas, colchas e edredons foi escolhido para mimetizar com a areia do local: é tudo pensado para ajudar no processo de lavagem, que dispensa branqueamento, seca fácil e não precisa ser passado a ferro.

 

EZE - Turismo Verde: PurePods

Na natureza selvagem: PurePods (NOVA ZELÂNDIA)

Sorria, você está em um lugar totalmente selvagem. O PurePods foi construído em meio as árvores de uma floresta, com paredes e tetos de vidro, amplificando a sensação de pertencimento. Como fica longe da poluição, o céu é mais limpo e a conexão é imediata: parece que o hotel coloca você em contato mais próximo com as estrelas.

Cada acomodação tem capacidade para apenas duas pessoas e estão dispostas em diferentes pontos dentro da natureza. É preciso deixar o carro em um estacionamento próprio próximo e se embrenhar na mata para chegar na sua suite, como você assiste neste vídeo aqui.

 

EZE - Turismo Verde: PurePods

 

Todos os quartos foram construídos de acordo com rígidas especificações ambientais. A água, por exemplo, vem de um tanque local e é tratada para que saia das torneiras pronta para ser bebida. Sim, o novo luxo é sustentável!

É possível contratar um pacote extra do PurePods, que inclui jantar e café da manhã e também tours pelas vinícolas da região. Tudo isso rodeado pelas mais emocionantes paisagens neozelandesas (sabia que “Game of Thrones” é gravado lá?).

 

EZE - Turismo Verde: Mountain Lodges of Peru

Viagem transformadora à cultura local: Mountain Lodges Of Peru (PERU)

Construído em volta das montanhas peruanas, a pousada oferece experiências atraentes para quem busca se embrenhar nas histórias milenares que os sítios arqueológicos escondem. São cinco roteiros debruçados sob Machu Pichu, que, como você poder ver neste manifesto videográfico que encontramos no YouTube, é principal foco de divulgação do lugar.

No site do Mountain Lodges, é possível ver o testemunho de hóspedes que tiveram suas vidas transformadas por uma estadia. Passeios à cavalo, visitas ao Museu Inkariy (que arquiva vestígios históricos pré-hispânicos), aulas de culinária em um hotel próximo, o Huacahuasi Lodge, e visitas a mercados de alimentos locais são alguns dos destaques da jornada.

 

EZE - Turismo Verde: Mountain Lodges of Peru

 

São só seis cabines com o tradicional estilo arquitetônico rústico peruano. O ponto sustentável que nos chama atenção é a preocupação com o entorno: o Mountain Lodges valoriza a comunidade que vive em volta da Sakantay, um dos picos da Cordilheiras dos Andes onde está instalado o hotel.

Privilegiando ingredientes sazonais e locais, as criações gastronômicas do hotel vão muito além da quinoa e da batata roxa. As iniciativas sociais prevêem doações para erradicação da desnutrição infantil e valorização da mão de obra artesanal, usando somente tecidos artesanais produzidos localmente.

 

EZE - Turismo Verde: Eco Camp

Futurismo de inspiração indígena: Eco Camp (CHILE)

Localizado aos pés do Parque Nacional Torres del Paine, ao sul da Patagônia chilena, este hotel deve ser escolhido por quem curte contemplar o nascer e o pôr do sol. Localizado de frente para os picos de granito da região, o Eco Camp é pioneiro neste tipo de acomodação de inspiração indígena. O vídeo que você assiste clicando aqui explica melhor o conceito.

A ideia é oferecer aconchego sem deixar rastros na natureza. E quem assina embaixo são as maiores publicações do mundo: considerado Melhor Hotel do Chile pelo prêmio anual do portal Travel + Leisure (é um dos dois melhores da América do Sul e ocupa posição 32ª no ranking mundial), o Eco Camp é recomendado pelas revistas Time e Forbes, e pelos jornais The Guardian e The Huffington Post.

 

EZE - Turismo Verde: Eco Camp

 

Em termos de sustentabilidade, o Eco Camp é um exemplo: toda a energia das células de design fractal é gerada por fontes renováveis. Até o material das coberturas das cabanas são naturais, para otimizar ao máximo a temperatura ambiente.

Por essas e outras razões que o hotel é certificado com o ISO 14001, norma que leva em conta aspectos ambientais influenciados pela empreendimento. A cultura local também é a estrela: baqueanos, os vaqueiros patagões, realizam tours por cavernas onde é possível ver pinturas dos povos Aonikenk.

 

EZE - Turismo Verde: Komune Bali

Retiro para colocar a mente e o espírito em ordem: Hotel Komune Bali, INDONESIA

Quer fazer um viagem para dentro de si mesmo, com direito a aulas de yôga, spa com produtos orgânicos e surfe noturno? O Komune é o seu lugar! Depois de passar seis meses sem conseguir oferecer aulas para novos hóspedes, devido a agendamentos feitos com muita antecedência, o pavilhão de yôga foi ampliado e agora oferece sessões para 15, 20 e 80 pessoas.

Para ocupar a mente, há também uma fazenda coordenada por Mara Wolford, especialista em agricultura orgânica, onde é possível plantar alimentos. O corpo fica em dia com centro de treino funcional, piscina olímpica, aulas de stand-up paddle e surfe (que podem acontecer de noite, com pranchas iluminadas). Neste vídeo, um convite irrecusável.

 

EZE - Turismo Verde: Komune Bali

 

Altamente comprometido com a manutenção do litoral balinês, o Komune foi construído estrategicamente, sem muros de contenção ou barreiras artificiais, para respeitar os movimentos naturais do oceano. Quase toda eletricidade usada no hotel provém de pequenas usinas de energia solar, dispostas nos telhados dos quartos e em diversas outras áreas.

A política de uso inteligente da água é rígida: quando não é aproveitada para regar as plantas, o recurso usado é tratado para que retorne ao solo sem causar danos. O lixo produzido é 100% reciclado e garrafas de plástico foram substituídas por outras de material reaproveitável. A maior parte da mão de obra empregada vem das comunidades locais.

 

EZE - Turismo Verde: Yök Casa

Quando o passado ajuda o presente a escrever o futuro: Yök Casa + Cultura (ESPANHA)

Alternativa à hotelaria de massa que predomina na região central de Barcelona, o empreendimento é composto por apenas três apartamentos em um casarão centenário de 1900 que carrega traços do modernismo catalão. Para oferecer aos hóspedes o conforto dos tempos atuais, sem prescindir do charme e da personalidade da construção original, o prédio foi submetido a uma reforma profunda.

Vidros duplos foram aplicados nas janelas (para filtrar som e frio) e sensores de movimento instalados nos quartos ajudam a economizar energia. Sistemas de automação, que permite ligar e desligar eletrônicos e luzes de led à distância por meio de um aplicativo, previne que nada seja gasto sem motivo.

 

EZE - Turismo Verde: Yök Casa

 

Nesta intervenção, procurou-se evitar excessos e empregar a menor quantidade de materiais possível. Daí os ganchos nas paredes, em vez de armários ou prateleiras nos quartos. Nas cozinhas, o mobiliário foi construído a partir de pallets de madeira e as bancadas receberam superfícies fabricadas a partir das reciclagens.

Toda a matéria-prima usada foi de reutilização: espelhos vieram de antiquários e a louça de porcelana foi integralmente garimpada em antiquários — tudo para incentivar a memória. Pintado com tintas livres de VOCs (compostos voláteis orgânicos) e paramentado com dispositivos economizadores de água, o Yök é um oásis charmoso no meio de uma das mais efervescentes cidades espanholas (como você pode ver neste vídeo do portal Hoteles e TV que encontramos na internet).

 

EZE - Turismo Verde: Korubo Safari Camp

Uma autêntica aventura centro-oeste: Safari Camp Korubo (BRASIL)

O refúgio brasileiro desta lista está localizado no coração do Jalapão, um lugar selvagem, preservado e encantador, à beira do Rio Novo, que vem a ser um dos últimos rios de água potável do mundo. A viagem proporciona um autêntico mergulho junto à natureza, onde o viajante se desconecta do caos da cidade grande desde a saída dos aeroportos de Tocantins.

A bordo de um Overlands 4×4, é possível admirar os horizontes do Jalapão em mirantes instalados no teto dos automóveis. É possível a cada dia conhecer um tipo de atrativo (dunas, cachoeiras, visita a povoados…) e, para os mais radicais, há ainda atividades como canoagem e trekking.

 

EZE - Turismo Verde: Korubo Safari Camp

 

Seguindo o estilo dos safaris norte-americanos, as tendas são simples (15 no total) e acomodam geralmente duas pessoas, mas há modelos para grupos de quatro. As refeições são feitas coletivamente, no mesão que você vê acima.

O impacto socioambiental do Korubo é, em grande parte, minimizado pela ausência de infraestrutura. Não há luz elétrica nas tendas e lâmpadas de led com carregamento solar suprem as necessidades pontuais. Neste vídeo sensorial, captado com microfones de alta precisão, você experiência descobertas que vão além do capim dourado, matéria-prima que é carro-chefe do Jalapão. Suas viagens nunca mais serão as mesmas! 🌎👩🏻‍💻💚

X